terça-feira, 14 de maio de 2013

Etapas da compra e pós-compra

 

Etapas de compra princípios

A fim de facilitar o processo de compra, empresas investem na comodidade e também em diferenciar o atendimento ao consumidor, para que assim o mesmo possa se fidelizar e tornar-se um influenciador.
Deve-se acompanhar o consumidor antes e depois da compra, para ajudar assim a construir uma boa imagem e também para compreender melhor as suas necessidades.
O momento da compra é importante na relação com o consumidor, por isso empresas investem cada vez mais nesse relacionamento. O profissional, no momento da compra, conhece melhor seu cliente em três níveis:

  • Saber o que levou o consumidor a buscar o produto, suas experiências e expectativas.
  • Pode-se também informar quais são os mecanismos de avaliação pós-compra, nesses casos a pessoa pode dar essas informações espontaneamente ou ser estimulado.
  • Na hora da compra também é o momento de estabelecer um relacionamento positivo, passando confiança, tirando possíveis duvidas.

Modelos de compra

Um dos modelos mais conhecidos é o de Assael (1998).Segundo esse modelo é possível categorizar o comportamento de compra conforme algumas variáveis tais como a importância  que a pessoa dá ao consumo e a diferenciação da marca( que é a lealdade a marca, o grau de hábito construído ente outras variáveis )
O modelo de Cohen (1999) coloca três fatores que o estruturam:

  • O uso do poder pode ser definido com a capacidade  de fazer com que as coisas sejam realizadas , de exercer o controle sobre as pessoas ou sobre si próprio. O poder não é bom nem ruim ele em neutro.
  • O uso do tempo normalmente as  partes envolvidas em uma negociação tem um tempo limite, e se uma das partes tiver tempo limitado  e outra não , a que tiver limite estará em desvantagem.
  • O uso da informação é comum negar algumas informações em uma negociação, por que segundo Cohen informação é poder.

O pós compra: o uso dos produtos e a dissonância cognitiva

Questões relativas ao uso dos produtos
Devemos levar em consideração três itens:
Situações de uso: É importante saber de que forma o produto esta sendo utilizado, para que com isso seja evitada a insatisfação do consumidor.
Complexidade de uso: O desenvolvimento tecnológico, produtos e serviços estão cada vez mais complexos. Com isso pessoas de terceira idade resistem às tecnologias.
Treinamento: Tem relação ao item anterior, por exemplo, um celular multifuncional necessita do treinamento do usuário. A realização de pesquisas de acompanhamento e a análise de problemas de uso possibilitam melhoras nos programas.

O conceito de dissonância cognitiva

Dissonância cognitiva é um termo de Festinger 1957. Refere-se ao processo e ao resultado final cognitivo emocional da verificação da diferença entre o que se esperava e o que ocorreu.

As soluções quando experimentamos a dissonância e as relações com o consumo

Pesquisa no campo de Psicologia Social tem demonstrado que ao sentir uma dissonância cognitiva, as pessoas utilizam três soluções básicas:
Distorção das percepções e da memória a pessoa altera suas percepções, e a solução é lembrar-se do que interessa.
Depreciar a fonte da ressonância quando os fatos não podem ser negados, em função da sua evidencia, a pessoa deprecia quem originou a dissonância, como forma de não dar importância a sua opinião.
Buscar apoio social quando a pessoa se decepciona com o produto ou serviço, busca apoio com outras que teve o mesmo problema e assim, pode buscar uma solução para o caso ou até mesmo o possível culpado pelo problema.

As ações para anular ou diminuir a dissonância cognitiva

Para diminuir a ocorrência da dissonância, é preciso estar atento a todas as etapas e agir quando necessário. Veja algumas ações:
O profissional deve conhecer as expectativas, conhecer o que o consumidor busca alcançar. Assim pode antever se seu produto é adequado ou não a essa pessoa.
Construir com o consumidor as alternativas de fornecedores e produtos. O levantamento de alternativas tem dois processos básicos: a lembranças de experiências semelhantes e a opinião de pessoas influentes.
Com relação a etapa de julgamento, suas representações sociais sobre o produto, a ação mais eficaz é conhecer  a origem dos julgamentos negativos e utilizar no presente outras representações contrarias e experiências possam modificá-los ou abranda.
Na hora da compra é importante criar um ambiente positivo, ensinar o consumidor sobre o uso do produto, essa atitude é importante mesmo se não houver a compra, pois ajuda a criar uma imagem boa da empresa.
Acompanhar o consumidor pós-venda. Se necessário assistência técnica e todo esse acompanhamento agrada o consumidor que acaba valorizando a empresa e assim combatendo a dissonância.

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