domingo, 5 de maio de 2013

Compra e Pós-Compra







Imagine que o consumidor chegue a uma loja, compre uma calça, pague e, na hora de recebê-la, o vendedor diz que ela já foi localizada e em alguns dias ele poderá buscá-la. Ou imagine qualquer compra em que se prometa a entrega para certo dia e ela nunca chegue. 

Não nos esqueçamos de que em qualquer compra, entregando-se ou não na hora, o consumidor tem sempre de pagar primeiro,  ou firmar um financiamento primeiro; o consumidor sempre paga antes de receber o produto que adquiriu.

Nas relações de consumo de compra e venda de produtos, e também de serviços, pode-se dividir a operação em três fases: a pré-venda, a venda em si e o pós-venda. Essas três fases variam de acordo com o tipo de serviço e de produto. Por exemplo, na aquisição de automóveis zero quilômetro, o pós-venda é longo e importante, assim como nos serviços médicos e hospitalares, etc. Aliás, por falar em serviços médicos e hospitalares, lembro que muitas vezes o pós-venda (no caso, pós-prestação do serviço) é tão ou mais importante que a venda ou a prestação do serviço em si: o acompanhamento de um paciente operado no pós-operatório é essencial. Enfim, as três fases estão interligadas e a importância de cada uma está relacionada ao tipo de negócio envolvido.



Fonte:http://www.migalhas.com.br/ABCdoCDC/92,MI152227,21048-Os+problemas+do+posvenda+e+os+direitos+dos+consumidores

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